homedownloadsmeditaçãofavoritossobre o site quem sou
Sagradas Escrituras

Fonte: Secretariado Nacional de Liturgia


Reze
O Santo Rósario


Cursos Contraimpugnantes

Contraimpugnantes Blog

Pai de Amor



O Santo Rosário

"O Rosário é a minha oração predilecta. É uma oração maravilhosa. Maravilhosa na sua simplicidade e na sua profundidade." — (João Paulo II, Angelus de 29 de Outubro de 1978)

Como rezar o Rosário?

O Rosário completo pode rezar-se integralmente todos os dias… Mas é óbvio… que muitos poderão apenas rezar apenas uma parte (o terço), segundo uma determinada ordem semanal…

— os mistérios da alegria (gozosos): segundas e sábados
— os mistérios da luz (luminosos): quintas feiras
— os mistérios do sofrimento (dolorosos): terças e sextas feiras
— os mistérios da glória (gloriosos): quartas e domingos

1. O Sinal da Cruz
Depois de enunciar cada um dos Mistérios, pode-se fazer uma pausa para meditar durante uns momentos sobre o Mistério correspondente: a seguir, reza-se:

2. Creio em Deus Pai
    1 – Pai Nosso
  10 – Ave Maria
       Glória ao Pai
       – Jaculatórias

(Nossa Senhora Rainha da Paz)

Mistérios Gozosos

1. A Anunciação do Anjo à Virgem Nossa Senhora
A Saudação do Anjo

O Anjo Gabriel foi enviado a uma virgem... e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela o Anjo disse-lhe: «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!» Ao ouvir estas palavras ela perturbou-se e inquiria de si própria o que seria aquela saudação. O Anjo disse-lhe então: «Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus.» (Lc. 1, 26-30)

2. A Visitação de Nossa Senhora à sua Prima Santa Isabel
Preocupar-se com os outros

Por aqueles dias, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel… que lhe disse: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre… Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor!» (Lc. 1, 39-45)

3. O Nascimento de Jesus
Um Anjo e uns pastores

Na mesma região, encontravam-se uns pastores, que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo. Disse-lhes o anjo: «Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor.» (Lc. 2, 8-11)

4. A Apresentação de Jesus no Templo
O Oferecimento de nós mesmos a Deus

Quando chegou o dia prescrito pela lei de Moisés para a purificação, José e Maria levaram Jesus a Jerusalém a fim de O apresentarem ao Senhor. (Lc. 2,22)

5. A Vida em Nazaré
Uma vida escondida em Deus

Jesus regressou depois com eles a Nazaré, e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas, guardando-as em seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens. (Lc. 2, 51-52)

 

Mistérios da Luz

1. O Baptismo de Jesus
A Pomba e o Fogo

Tendo sido baptizado todo o povo, e no momento em que Jesus Se encontrava em oração, depois de ter sido baptizado, o Céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba. (Lc. 3, 21-22)

Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. (Lc. 3,16)

2. As Bodas de Caná
Sinais ou milagres surpreendentes

A Mãe de Jesus disse aos servidores: «Fazei tudo o que Ele vos disser.» (Jo. 2,5)

O chefe da mesa, depois de provar a água transformada em vinho… Foi este o primeiro milagre de Jesus. (Jo. 2, 9-11)

3. O Anúncio do Reino de Deus
A conversão dos pecadores

Depois de João ter sido preso, Jesus veio para a Galileia, pregar a Boa Nova de Deus, dizendo: «Completou-se o tempo e o reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai na Boa Nova». (Mc. 1, 14-15)

Jesus tomou a palavra e disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os que estão doentes. Não foram os justos, mas os pecadores, que eu vim chamar ao arrependimento». (Mc. 1, 14-15)

4. A Transfiguração
Um rosto de luz

Jesus transfigurou-se diante deles: o Seu rosto resplandeceu como o sol, e as Suas vestes tornaram-se brancas como a luz… Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui!…Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra… (Mt. 17, 2-5)

5. Última Ceia e instituição da Eucaristia
Uma felicidade indizível

Eu sou o Pão que desceu do Céu. Se alguém comer deste pão viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a Minha carne pela vida do mundo (…) Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue, permanece em Mim e Eu nele». (Jo. 6, 51-56)

 

Mistérios Dolorosos

1. A Agonia
Vigiai e orai

Jesus disse a Pedro, Tiago e João: «A minha alma está numa tristeza de morte, ficai aqui e vigiai comigo». Afastando-Se um pouco mais, caiu com o rosto por terra em oração. (Mt. 26, 38-39)

Então, vindo do Céu, apareceu-Lhe um anjo que O confortava. (Lc. 22,43)

2. A Flagelação
Os sofrimentos de Cristo

Então Pilatos mandou que levassem Jesus e O açoitassem. (Jo. 19,1)

Entretanto, os que guardavam Jesus troçavam d’Ele e maltratavam-n’O. Cobriam-Lhe o rosto e perguntavam-lhe: «Adivinha! Quem te bateu?» E muitos outros insultos proferiram contra Ele. (Lc. 22, 63-65)

3. A Coroação de Espinhos
As consequências nefastas do pecado

…E, tecendo uma de espinhos, os soldados puseram-Lha sobre a cabeça. (Mt. 27,29)

Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer na Geena o corpo e a alma. (Mt. 10,28)

4. Jesus carrega a cruz para o calvário
O sofrimento e os sacrifícios por amor

Quando O iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene… e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus. (Lc. 23,26)

Na verdade. Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, carregou as nossas dores. (Is. 53,4)

5. A Crucificação e a morte de Jesus
O amor por Jesus crucificado

E, carregando às custas a cruz, saiu para o lugar chamado Gólgota, onde O crucificaram… Junto à cruz de Jesus estava Sua Mãe… Ao chegaram a Jesus, vendo-O já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados perfurou-Lhe o lado com uma lança… (Jo. 19, 17-34)

 

Mistérios Gloriosos

1. A Ressurreição de Nosso Senhor
A fé em Jesus ressuscitado e escondido

Estando elas perplexas com a casa, apareceram-lhes dois homens em trajes resplandecentes. Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, eles disseram-lhes: «Porque buscais entre os mortos Aquele que vive? Não está aqui; ressuscitou!» (Lc. 24, 4-5)

Eu sou o Pão da Vida… Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. (Jo. 6, 48-54)

2. A Ascensão de Jesus aos Céus
O desejo do Céu

Enquanto Jesus os abençoava, separou-Se deles e elevava-Se ao Céu. E eles, depois de O terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam continuamente no Templo a bendizer a Deus. (Lc. 24, 51-53)

3. A Vinda do Espírito Santo
Deus, Trindade e Luz

Há um só corpo e um só Espírito, como existe uma só esperança no chamamento que recebemos. Há um único Senhor, uma única fé, um único baptismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, actua por meio de todos e em todos Se encontra. (Ef. 4, 4-6)

Aquele que é o único que possuiu a imortalidade e que habita na luz inacessível, a Quem nenhum homem viu nem pode ver. (1Tim. 6,16)

4. A assunção de Maria
O esplendor de Nossa Senhora

Quem é esta que se levanta como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exercito em ordem de batalha? (Cf. 6,10)

O Senhor olhou para a Sua humilde serva.
De hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas (Lc. 1, 48-49)

5. A coroação de Maria Santíssima
O amor a Nossa Senhora e o Seu imaculado Coração

Apareceu no Céu um grande sinal: uma mulher revestida de Sol, tendo a Lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. (Ap. 12,1)

Maria conservava todas estas coisas, meditando-as em seu coração. (Lc. 2,19)

 

No fim de cada mistério: (Jaculatórias)

Ó Maria Concebida sem pecado,
rogai por nós que recorremos a vós.

Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o Céu,
e socorrei principalmente as que mais precisarem.

3. 3 – Ave Marias

4. Salve-Rainha

5. Ladainha de Nossa Senhora